domingo, 6 de maio de 2012

Projetos para uma vida (1Crônicas 22.6-19)

Quem de nós nunca planejou algo na vida? Quantas vezes nos pomos a planejar  ideais e metas em nossas vidas? E quantas vezes nos decepcionamos por vermos o tempo passar e não vermos nossos projetos se realizarem? O texto citado nos demonstra como conseguirmos concretizar nossos projetos, sejam pessoais, sejam por um grupo, sejam para a obra do SENHOR. Vejamos o que ele nos diz:
1) Dificuldades não podem nos impedir de lutar pelos nossos sonhos. (vs6-10):  Davi idealiza a construção da casa do SENHOR, mas não poderia realizar esse projeto, por proibição divina. Ele n]ao poderia construir esta casa pois estava com as mão sujas de sangue. Mesmo diante da proibição de Deus, Davi, homem segundo o coração de Deus, não deixou de lutar pelo seu projeto. Pelo contrário, foi atrás de quem poderia realiza-lo. A dificuldade imposta pelo próprio Deus não o fez desistir e nem parar de sonhar. Quantas vezes deixamos de sonhar ou deixamos de lutar pelos nossos ideais apenas porque nos prendemos a dificuldades que, aparentemente, são intransponíveis? Assim como o rei Davi, precisamos enxergar além das dificuldades e fazermos o que é preciso para vermos nossos projetos fluindo. Mesmo que seja entregá-lo para que outrem o faça. Não podemos ser impedidos pelas dificuldades!
2) Contemos com a presença constante de Deus conosco (vs11): Davi diz a Salomão que Deus estaria com ele. Por causa da presença de Deus em sua vida, salomão não apenas realizou a construção do templo, como também expandiu seus domínios, pediu de Deus apenas sabedoria, e foi um dos reis mais glorioso que já ouve, não tendo seu igual na terra (1RS 5). Depois que Deixou de olhar para Deus, caiu em pecado, voltando ao bom estado de Rei usado por Deus quando voltou a olhar para o Senhor. Ter a presença de Deus agindo conosco faz toda a diferença na vida de pessoas que lutam por um ideal. Muitos projetos são fracassados pois, apesar de aparentar ter a Deus como centro ou como parte de seus sonhos, Deus é sempre posto de lado e, dificilmente, cumprimos na prática o que dizemos com "seja feita a tua vontade assim na terra como no céu". Não adianta darmos uma roupagem "celestial" aos nossos projetos para termos uma desculpa e massagearmos noss os egos. Casa ajamos assim, seremos como salomão quando caiu. Contemos com a presença de Deus em nossos Sonhos. Convidemo-O para ser o nosso arquiteto e peçamos a Ele para que sonhemos com os propósitos Dele. Façamos como Moisés diante das dificuldades: "Se o Senhor não for comigo, não sairei daqui"
3) Potenciais humanos devem ser explorados (13b): Davi olha seu filho e procura animá-lo para a obra grandiosa que deveria ser realizada.Muitas vezes, ao invés de incentivamos as pessoas a cumprirem com seus objetivos, jogamos terra e areia, impedindo-as de sonhar e enterrando aquilo que desejariam fazer. Nunca foi problema e nem pecado incentivarmos as pessoas a trabalharem. Sejamos conhecidos por incentivarmos as pessoas a caminharem e cumprirem com seus sonhos ao invés de fazê-mo-las sucumbir com seus planos. Precisamos aprender a incentivar as pessoas.
4) Devemos aprender a compartilhar nossos sonhos (15-19): Davi demonstra para Salomão que ele não estaria sozinho para realizar seu projeto. Um grande problema nosso é que costumamos sonhar sozinhos e não dividimos nossos sonhos com ninguém.  Precisamos somar o maior numero de pessoas possiveis, que tenham um mesmo ideal, afim de não nos sentirmos abandonados na linha de frente, jamais. Uma ressalva precisa ser feita. Assim como precisamos aprender a compartilhar nossos sonhos, precisamos aprender a levarmos os sonhos dos outros também adiante. Quantas vezes você tem sonhado só? Quantas vezes você não tem se disposto a lutar junto de seus irmãos, amigos, familiares etc., pelo sonho comum deles? Precisamos pedir Graças ao SENHOR para que nos ajude a levarmos nossos sonhos adiante. Juntos. Para então vislumbrarmos a glória de nossos projetos realizados unicamente para a glória do SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário