sábado, 24 de julho de 2010

DNA - Dia Nacional do Adolescente


No quarto domingo do mês de Julho, a Igreja Presbiteriana do Brasil comemora o Dia Nacional do Adolescente – DNA. Isso é um motivo de grande alegria, uma vez que a igreja olha para a nossa juventude, trabalha com ela, e incentiva-os a viverem a sua juventude para a glória de Cristo.
Nesta data, a nossa juventude deve, então, avaliar como tem caminhado diante do Criador. Olhando para o texto de Ec 11.9 temos algumas lições que demonstram o quanto precisamos avaliar nossas atitudes nessa fase da vida.
1. Juventude é a fase da alegria: O texto começa nos afirmando que a fase da juventude é uma fase de grande alegria. Isso é um ponto indiscutível. Não é saudável inibir a alegria e a força da juventude. Não é problema um jovem cristão aproveitar a juventude e se alegrar. A questão é como a vida é aproveitada e como se dá essa alegria. Ela deve ser saudável e deve, antes de tudo, satisfazer a vontade do Criador.
2. Não extrapole a vontade de Deus: Na segunda parte do verso, o autor aos Eclesiastes nos diz o que não deve ser feito como padrão de alegria. Curiosamente, isso é o inverso daquilo que estamos acostumados a ver sendo feito por ai. Geralmente ligamos prazer e alegria com as coisas que desagradam a Deus. Na juventude, prazeroso é arriscar a vida, é fazer as coisas que são proibidas, pois “tudo o que é proibido é mais gostoso”. O texto nos diz que até podemos viver assim, segundo o nosso desejo e a nossa vontade. Só não podemos esquecer que de tudo Deus nos pedirá contas. Este é o “x” da questão. Na juventude, achamos que o tempo não vai passar e que seremos jovens e eternos. O problema é que o tempo passa, e as alegrias que são geradas pelas coisas que desagradam a Deus também. Precisamos ter a consciência, ainda que jovens, que de tudo o que fizermos prestaremos contas a Deus, sejam das nossas alegrias ou tristezas, das nossas aventuras, etc. Devemos e podemos aproveitar o melhor da juventude, ter grandes alegrias e viver o melhor da vida, segundo a vontade de Deus.
Nessa data em que todos olham para a UPA e lembram-se da sua importância, os adolescentes devem avaliar suas vidas e vivê-las segunda a vontade de Deus.

Já o nosso papel, enquanto igreja de Cristo,é orar por eles e incentivá-los a gastarem toda essa alegria, força e vigor da melhor maneira possível: Aos pés do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário